Skip to content

Estudando MELHOR para concursos

by em 07/09/2010

Na reta final de estudos para o MPU, me deparei um artigo do professor Sérgio Carvalho de como estudar para concursos “ainda que só disponha de apenas uma hora por dia para os estudos!!

Apesar de dispor de um dia inteiro de estudos, consegui absorver belos ensinamentos do professor. Nem sempre dispor de várias horas de estudo significa estudar direito. São muitos desvios de atenção durante um dia de estudos em casa, muitos fogem ao controle, mas alguns podem ser controlados com um horário mais rígido de estudos.

Tenho focado minha vida apenas nos estudos para concursos, o que nem sempre quer dizer que estar aproveitando o tempo da maneira que deveria. O que quero dizer é que não importa se você tem uma hora ou o dia inteiro de estudos, esse artigo do professor Sérgio Carvalho vem como um ensinamento de como estudar MELHOR com o tempo que você dispõe. Estudar para concursos não é um receita de bolo, você tem que adaptar os estudos ao seu tempo e estilo de vida.

Fiquem com o artigo abaixo:

É, professor, não sei se tenho chances de passar em concurso… Só disponho de uma hora por dia para os estudos!”


Declarações como esta produzem em mim uma mixórdia de sensações. De uma parte, fico muito feliz por saber que, diferentemente de milhares de outras pessoas, aquele sujeito POSSUI tempo e condições para estudar! De outra parte, triste, por ver que ele, tal qual a maioria dos estudantes, desconhece algumas verdades básicas sobre aprendizagem.

O que lhes direi agora pode, sim, parecer deveras paradoxal, mas lhes asseguro que não se trata de um “achismo”, senão do resultado de muita pesquisa científica:

VOCÊ NÃO PRECISA ESTUDAR MUITO; PRECISA ESTUDAR SEMPRE!

Certamente lhe causaria espanto se um grande especialista em aprendizagem lhe dissesse: “Olha, você está estudando muito! Uma hora por dia, TODO DIA, é mais que suficiente”.

Na mesma hora, você pensaria com seus botões: “Esse aí é concorrente…! Quer tomar minha vaga!”

Acertei?

Pois bem! Não há apenas um grande especialista em aprendizagem afirmando isso! Há uma legião de cientistas compartilhando esta mesma opinião!

A REGULARIDADE nos estudos é a primeira parte do SEGREDO do sucesso.

Vale mais, muito mais mesmo, estudar pouco e TODO DIA, do que estudar dez horas hoje, e só daqui a uma semana.

Agora vem a outra parte do SEGREDO: o aprendizado é CIRCADIANO.

“Que palavra é essa, professor?”

Circadiano vem do latim “circa diem”. Literalmente quer dizer “em torno do dia”.

Explicando: o verdadeiro aprendizado se constrói num ciclo que começa e termina em 24 horas! Um ciclo diário, e composto de 3 etapas: ENTENDER (é o momento da aula), REVISAR (é aquela hora por dia que você dispõe para estudar em casa), e DORMIR!

A sequencia a ser observada é exatamente esta: AULA, CASA e CAMA. Se você saltar uma dessas etapas ou invertê-las, o resultado não será satisfatório!

“Mas, professor, eu não estou fazendo aula em nenhum curso! Só estudo pelas videoaulas do EVP.”

Ótimo! E essas videoaulas servem para quê? Para você ENTENDER o assunto. É esta a primeira etapa do processo!

“Então, eu não devo simplesmente assistir à videoaula e ir dormir imediatamente?”

Não, não deve! Se o fizer, “queimará” a etapa da REVISÃO.

“Mas, professor, eu acabei de assistir! Ainda me lembro de tudo!”

A questão é que você terá que se lembrar de tudo daqui a algum tempo, alguns dias, algumas semanas, alguns meses… E isto não será possível sem que tenha cumprido a REVISÃO do que entendeu na aula.

“Como é que se faz essa revisão, professor?”

Escrevendo. Colocando no papel, DE PRÓPRIO PUNHO (não serve se for digitado no micro!), o resumo do que você entendeu na aula.

A terceira etapa é o sono! Você PRECISA dormir para permitir que seu cérebro realize o aprendizado propriamente dito. É no sono que seus neurônios se unirão em NOVAS teias, as sinapses, realizando a mágica da memorização de longo prazo.

Guarde isso: ENTENDER, REVISAR e DORMIR. E tudo isso NO MESMO DIA!

E o tal especialista escreve em um de seus livros:

ESTUDE POUCO!
– Você está louco? – já ouço você gritar. – Estudar pouco? Mas meu pai, minha mãe, meus professores dizem o tempo todo que devo estudar mais!
Exatamente! Esse é um dos motivos pelo qual o sistema educacional do Brasil é um dos piores do mundo!
Estudo não é questão de quantidade, mas de qualidade.
Você não deve estudar mais, deve estudar melhor.
Quando?
A resposta é “pouco… mas todo dia”!
Assim, as aulas do dia devem ser estudadas no mesmo dia, antes que se passe uma noite de sono!
(…)
O lema do vencedor é: AULA ASSISTIDA HOJE É AULA ESTUDADA… HOJE!”

Meus queridos, este assunto muito me fascina e já li dezenas de livros sobre ele. O que já aprendi nos livros, e o que já experimentei ao longo de minha vida estudantil (sobretudo de concurseiro), formaram em mim algumas convicções.

A maior delas talvez seja a de que “tudo é possível àquele que crê”.

Nas palavras de Henry Ford: “se você acredita que pode, ou se acredita que não pode, você está certo”!

Olha, é preciso que vocês entendam que tudo o que escrevi neste artigo de hoje não passa de um mero resumo, o qual requer ser aprofundado.

Muita coisa importante pode ser dita sobre como “estudar melhor”.

Humildemente, pretendo deixar registrada minha colaboração neste assunto, por meio de livro que estou escrevendo. Mas o faço muito lentamente. É projeto para 2011, se Deus me permitir.

A propósito, o especialista em aprendizagem a que me referi e fiz citação é o italiano PIERLUIGI PIAZZI, ou simplesmente Prof. Pier, como se tornou conhecido. Li, como quem devora um sanduíche estando há dois dias sem comer, os três livros que ele escreveu tratando de aprendizagem: “Aprendendo Inteligência”, “Estimulando Inteligência” e “Ensinando Inteligência”.

Se alguém se interessar, a editora que os publicou foi a “ALEPH”.

E antes que alguém pergunte, devo dizer que nunca vi o Prof. Pier em minha vida, nunca falei com ele, nunca lhe mandei um email. Enfim, ele não sabe nem que eu existo. Só falei dos livros dele porque corroboraram muito do que eu sabia sobre aprendizagem, e me ensinaram muitas outras coisas interessantes!

É isso!

Doravante, se você tiver o PRIVILÉGIO de dispor de uma hora por dia para estudar para concurso, então agradeça a Deus por isso, e GRAVE no seu cérebro definitivamente esta verdade: EU VOU PASSAR, EU VOU PASSAR, EU VOU PASSAR!


EU VOU PASSAR e colocar esses ensinamentos em prática pós concurso do MPU! Bons estudos a todos nós!

Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=4747

Anúncios
6 Comentários
  1. Alexandre permalink

    Gostei muito desse artigo e confesso que vem me ajudando bastante nos meus estudos para futuros concursos

  2. estou emocionada, sempre fui muito estudiosa mas depois que me formei e tive minha filha, hoje com 4 anos, não consigo estudar profundamente, terminei de ler um livro agorinha.Mas o quero falar é que depois dessas dicas de entender, revisar e dormir é que me dei conta que depois de ser mãe nunca mais consegui dormi direito, mas agora vou me esforçar e me organizar para conseguir dormir melhor. muito obrigada, super legal o que acabei de ler. obrigada.

  3. THAINÁ permalink

    olá Thais, qual é o seu e-mail??abraçoss

  4. Michele Costa permalink

    Excelente dica!! muitas das vezes eu ficava horas na frente do computador e livros para conseguir atingir a quantidade de hora x que eu havia estabelecido como meta mas com o tempo comecei a perceber que não estava avançando no assunto, minha mente estava muito cansada. antes mesmo de ver esta mensagens comecei a mudar de estratégia e estudar pouco mais com qualidade e dormir bem. Porque não adianta você tentar estudar com sono e cansada. Obrigada me ajudou muito.

Trackbacks & Pingbacks

  1. Tweets that mention Estudando MELHOR para concursos « @_Concurseira -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: