Skip to content
Tags

Como desenvolver os parágrafos da redação

by em 09/09/2010

Esse material do professor Marcelo Braga consegue ser ainda melhor que o primeiro que disponibilizei. O texto ao final da explicação da uma ideia bem clara de como um texto deve ser. Com certeza um dos melhores materiais de redação!

___________________________________________________________________________

Quanto à introdução
A introdução constitui a apresentação de um texto. É fundamental que, antes de responder aos tópicos, independentemente de ser um tema da atualidade ou específico, não se esqueça de apresentar a temática abordada. Se fosse para responder, na introdução, aos tópicos, para que a instituição daria um tema?  Não há obrigatoriedade para haja na introdução dois períodos sintáticos ou três. A exigência é que haja uma boa articulação.

Quanto ao desenvolvimento
Responda aos tópicos de forma convincente com argumentos universais, com um bom embasamento teórico e de forma objetiva. Selecione as informações a fim de oferecer ao texto apenas o que for necessário para uma boa compreensão.

Quanto à conclusão
Ao concluir o texto, tenha a ciência de que deve ter ligação com as premissas apontadas no parágrafo introdutório e nos demais parágrafos.  Pode oferecer uma sugestão, reforçar o posicionamento crítico ou ainda retomar, sem que haja redundância, a ideia central do texto.

É sempre importante ficar atento aos parágrafos destinados a cada tópico, caso a instituição os exija. Ideal é, no mínimo, um parágrafo para cada tópico. Não há nenhum impedimento quanto ao uso de dois parágrafos para um determinado tópico. Não deve esquecer-se  de oferecer apenas as informações essenciais para a boa compreensão. Não complique o texto. O ato de escrever está na simplicidade.

LEIA O TEXTO ABAIXO

TEMA

Os efeitos da inflação na economia

Ao elaborar o seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

1. A perda do poder aquisitivo da moeda e a distribuição de renda

  1. Impacto da elevação de preço sobre o balanço de pagamentos
  2. Como a inflação afeta o mercado de capitais

Introdução

A tentativa de combater a inflação baseia-se no equilíbrio da balança comercial, já que está ligada diretamente ao poder de compra do consumidor e ao poder do Estado em controlá-la, tendo a sua origem na economia de mercado.

Desenvolvimento

Em uma economia fraca, seus efeitos podem ser devastadores. Se houver a perda do poder aquisitivo de compra, como consequência, teremos uma péssima distribuição do capital. Dessa forma, haverá prejuízos para alguns e benefícios para outros; os consumidores e os assalariados sofrerão mais, pois os preços dos produtos subirão, enquanto o poder de compra se reduzirá, e as taxas de juro elevar-se-ão o que dificulta o acompanhamento do salário, especialmente dos que possuem renda fixa. Em contrapartida, os bancos se sobressairão com o aumento da taxa de juros, pois emprestarão mais com uma taxa bem superior.

Como resultado do aumento dessa taxa de juros, a moeda nacional se desvaloriza diante da moeda estrangeira, o dólar, por exemplo. Diante disso, a importação tende a aumentar, pois a nossa produção recai e nossas empresas, por não terem condições de competir com os aglomerados, nem como suportar as altas taxas do mercado financeiro, declaram a falência. Como consequência,  a exportação se reduz, o que refletirá em diminuição do saldo do capital nacional.

Diante disso, o mercado de capitais torna-se afetado, já que os investimentos em setores produtivos deixam de ser primordiais. As empresas, por decretarem a falência, não têm como cumprir com as suas obrigações nem como negociar suas dívidas, dificultando uma maior distribuição de capital em forma de investimento nos setores produtivos.

Conclusão

A fim de que a economia de um país se desenvolva, é essencial que haja um equilíbrio entre o poder aquisitivo da população e a distribuição correta da renda para bens e serviços, além de existir, por parte do Estado, um controle eficiente, objetivando a solidez do mercado de capitais.

Fonte: http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=4831

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: